Ronaldo Florentino

Compositor, cantor, violonista, diretor de teatro e autor dramático
Formação:
Graduação em História -UFF - Universidade Federal Fluminense
Formado pela Escola Le Monde (Rio de Janeiro) em interpretação teatral
Formado em Teoria Musical e Harmonia pelo maestro Guerra Peixe e em Violão e Flauta Doce - MIS-Museu de Imagem e do Som - RJ
Curso Livre de Direção e Produção Teatral com o dramaturgo Amir Hadad - MAM - Museu de Arte Moderna - RJ
Atividades em Música:
Músicas e direção musical de todas as peças teatrais montadas pela Companhia Cantareira de Arte (de 1988 a 2010).
Como cantor e músico em “Ponto de Partida”, de Gianfrancesco Guarnieri, direção de Fernando Peixoto, com Guarnieri, Othon Bastos, Antônio Petrin, Sônia Loureiro e Marta Overbeck, integrando o Grupo Maria Deia, na interpretação das músicas de Sérgio Ricardo.
Diversos shows e gravações com o Grupo Maria Deia, ao lado de Ivan Lins, Sérgio Ricardo, Sidney Miller, MPB4, Gonzaguinha e a cantora israelense Dina Amely.
Disco Trovão Sul, onde assina todas as canções e arranjos.
Música para especial de Natal (TVE, direção de Stepan Nercessian)
Participação no programa Empório Brasileiro (apresentação de Rolando Boldrin) na TV Bandeirantes
Participação no programa Som Brasil (apresentação de Lima Duarte) na TV Globo
Participação em diversos programas de rádio e TV em Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro.
Diretor, tradutor, coordenador das oficinas preparatórias e compositor de trilha sonora de “Um Caminho Sobre o Muro”, trabalho de encenação realizado em 2006, no Rio de Janeiro, com a participação da escritora Jules Corriere e do diretor Richard Geer, coordenadores do Community Theatre (Chicago e Los Angeles) em montagem que envolveu 80 participantes da comunidade da Gamboa, no Rio de Janeiro.
Premiações:
Autor da peça Cantares em Desafino (em parceria com Eugênio Santos). A montagem do texto propiciou a conquista dos Prêmios Mambembe de espetáculo, direção e música e temporadas no Teatro Cândido Mendes (Rio), Maria Della Costa (São Paulo), Teatro Vanucci (Rio) e Municipal (Goiânia).
Autor da peça A Banda de Ferro - Texto selecionado nacionalmente para leitura (Prêmio Inacen).
Autor da peça Trenzinho Musical - Premiado nos itens: melhor espetáculo, melhor música e melhor produção (APTC). Apresentado no Centro de Convivência (Campinas-SP), Teatro Garagem do SESC (Brasília-DF), Teatro Martins Pena (São Paulo-SP) e para mais de 30.000 crianças em teatros e escolas de vários estados brasileiros.
Troféu Mambembe e Prêmio Inacen pelas músicas da peça Cantares em Desafino.
Atuação como professor e coordenador:
Expressão Vocal (Conservatório Carlos Gomes - Campinas-SP)
Musicalização e Voz (Faculdade de Teatro Martins Pena - Rio de Janeiro-RJ)
Direção de Oficina de Teatro e Música (SESC/Madureira - Rio de Janeiro-RJ)
Chico Moreira

Compositor e arranjador. Formado em música, executa vários instrumentos de corda e sopro. Criou em 1974 o Grupo Maria Deia com o qual atuou durante quase dez anos como arranjador e músico, percorrendo o Brasil e o exterior. Dirigiu vários quartetos vocais, atuando também como diretor musical de peças teatrais, compositor de trilhas sonoras para TV e pesquisador do folclore brasileiro.
Integrou, como contrabaixista, a primeira formação da Orquestra Jovem da O.S.B. (Orquestra Sinfônica Brasileira).
Com extensa atividade fonográfica, gravou com artistas como Ivan Lins, Sérgio Ricardo, Elton Medeiros e Dércio Marques.
Em 1982/84, atuou junto ao Departamento de Música do SESC/RJ (Serviço Social do Comércio), promovendo cursos, espetáculos e trabalhos de integração com outras áreas artísticas, tais como teatro, dança, artes plásticas, cinema etc. No mesmo período foi Professor de História da Música do Centro de Cursos de Extensão da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ).
Integrou a Comissão Música-Rio, juntamente com Turíbio Santos, Elton Medeiros, Maurício Tapajós e maestros professores de música do Estado, comissão esta organizada por solicitação do Secretário de Ciência e Cultura do Estado, prof. Darcy Ribeiro, para a reformulação do plano de ensino de música na rede escolar do Rio de Janeiro.
Dirigiu ainda a parte musical do laboratório de corpo/movimento e som no Teatro Tablado em parceria com a coreógrafa Suzana Braga e a bailarina Regina Vaz.
Fez parte do Conselho Editorial da revista MÚSICA e TECNOLOGIA, na qual assinou artigos sobre a vida profissional do músico, aí fazendo também crítica musical.
Em 1992 passa a trabalhar junto ao compositor e intérprete Elton Medeiros contribuindo com arranjos e atuando também como músico. Em 1995 participa como produtor e arranjador do CD “Mais Feliz” e em 2001, como arranjador do CD “Aurora de Paz” do mesmo compositor.
De 1996 a 1998 atua como produtor musical e arranjador da cantora Juliana Caymmi.
Em 1997 participa da produção do registro fonográfico da Ciranda de Paraty, manifestação folclórica quase extinta, elaborando pesquisa sobre a origem da música e de suas temáticas, como também das formas coreográficas e rítmicas. Assina a direção musical do CD que resume este trabalho.
Como executante de viola caipira brasileira vem, nos últimos vinte anos, realizando trabalhos abordando este instrumento em suas diversas afinações, tendo ainda sobre este tema produzido vários espetáculos e palestras com objetivos educacionais.
Em outubro de 2005 participa como convidado do III Encontro Nacional de Violeiros, em Ribeirão Preto-SP
Em novembro de 2005, venceu o II Prêmio Syngenta de Música Instrumental de Viola, no qual concorreram 158 violeiros de todo o Brasil.
Ultimamente também dedica-se à pesquisa das formas de interpretação das músicas regionais brasileira e portuguesa, paralelamente às atividades como instrumentista, arranjador, conferencista, produtor de discos e de espetáculos musicais.
Mirna Rolim

Cantora, arte-educadora e artista plástica. Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, vem exercendo várias atividades na Região Metropolitana de Campinas, tais como:
Participação em exposição coletiva no Espaço Cultural Era Uma Vez, em Campinas, no Festival de Cultura Flaskô, em Sumaré e na mostra de dança da décima edição do Festival do Instituto de Artes - FEIA 10, na Unicamp.
Espetáculo de teatro Alma de Papel, direção de Marina Elias e Daniel Dalberto. Apresentações no Centro de Convivência, em Campinas, e no Festival de Teatro de Vinhedo.
Apresentações em São Paulo com o grupo coral Maracá, sob regência de Tarita Souza.
Participou ainda do Grupo de Estudos Corpo e Voz, com orientação de Tarita Souza.
Integra como cantora o Grupo Chasky, com repertório de música latino-americana
Atividades como educadora:
Regência de aulas de artes na escola de educação infantil CCI - Conviver e Crescer, para crianças de 3 a 6 anos em Campinas.
Regência de oficinas e trabalho como educadora social na ONG Projeto Gente Nova, em Campinas, com crianças, adolescentes e jovens de 6 a 20 anos.
Regência de oficinas de criação de brinquedos e vivências de improvisação nos recreios, com ênfase no jogo cênico e na construção coletiva de regras e soluções, na E.E. Rosina Frazatto dos Santos, com crianças de 6 a 9 anos.
Regência conjunta com Letícia Graciano da oficina de desenho de modelo vivo e consciência corporal “O Corpo Desenha o Corpo”, no 11º Festival do Instituto de Artes da Unicamp, para jovens de 18 a 23 anos e no Sesc Campinas para adultos de 20 a 80 anos.
Estágio na EMEI Agostinho Páttaro. Experiência de acompanhamento e regência de aulas/oficinas artísticas com crianças de 2 e 3 anos em Campinas.
Estágio na Casa Guadalupana. Experiência de acompanhamento e regência de oficinas artísticas com adolescentes em situação de rua de 12 a 18 anos em Campinas.
Regência de oficina de teatro de bonecos na escola Professor Araújo Pimentel com crianças de 2 a 12 anos em Campinas.
Arte-educadora no projeto Arte e Saúde no Hospital Menino Jesus com crianças de 0 a 16 anos em São Paulo.
Oficinas e Palestras:
No III Encontro de Educação Musical, participou das seguintes oficinas: Percussão como Instrumento de Musicalização, com Rodrigo Paiva; Música e Desenvolvimento Infantil, com Margareth Darezzo; .Estorinhas e Músicas como Ferramentas na Sala de Aula, com Enny Parejo; e O Movimento e a Dança na Abordagem Orff-Schulwerk, com Elisabeth Carrascosa Martínez.
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Oficina de Contação de Histórias “O Corpo Conta” com Zé Boca, parte do II Encontro de Contadores de Histórias de Campinas.
Palestra: Fazer e Pensar Arte com Anne Marie Holm, na Faculdade de Educação, Unicamp.
Atualmente cursa:
Formação em violão com o professor Bruno Cabral.
Capoeira Angola - Grupo Semente do Jogo de Angola, mestre Jogo de Dentro.
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